24 de junho de 2011

Entendendo mais sobre memes

O que é um meme?
Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. Os memes podem ser idéias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida de modo a ser entendida com facilidade sem ser necessário estudos anteriores. Os modelos evolutivos da transferência de informação são estudados pela memética.
 O que é memética?
A memética trata do estudo conceitual da geração, mutação e reprodução das ideia, dos costumes e da cultura humana, tendo como base o meme.
Segundo a memética uma idéia vai se espalhar não por que ela é uma "boa idéia", mas porque ela contém "bons memes" com altos niveis de virulência ou que despertam nossos botões evolucionários forçando-nos a prestar atenção. 
 
Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos. 


A chave de todo ser humano é seu pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a ideia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma ideia nova que supere a antiga e traga comandos próprios. (Ralph Waldo Emerson)

Leia mais sobre em: Wikipédia, Genismo, Memes e a Publicidade

Veja sites que utilizam memes para humor: Central dos Memes, Meme Generator

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...